Zotti Representações

 

NOTICIAS


Quando tudo parece dar errado...

Data: Domingo, 24 de Junho de 2012 por:

“O que fazer quando tudo parece dar errado? Quando parece que estamos entrando num ‘buraco sem saída’? Quando até o que falamos é mal compreendido? O que fazer quando as coisas que pareciam ir bem começam a virar? Quando nossos negócios começam a ir mal de repente ou quando o que esperávamos simplesmente não acontecem? O que fazer quando até nossos relacionamentos começam a ‘azedar’?”

 

Esta é uma mensagem que recebi de um leitor assíduo de nossas mensagens. O que fazer, pergunta ele, quando a adversidade nos visita e temos a impressão que veio pra ficar para sempre?

Para responder a essa pergunta há dois caminhos: o primeiro é o da fé e da espiritualidade. Pessoas de fé têm mais facilidade em compreender que há momentos de provação na vida de todos nós e a esperança não morre para quem tem fé.

 O segundo caminho é com base nos mais modernos estudos da psicologia positiva que mostram que a forma como vemos a realidade, se torna realidade para nós. Nós mesmos “azedamos” nossos relacionamentos e a própria vida através de uma visão negativa que só dá ênfase ao lado negativo das experiências vividas. Esses estudos mostram que numa análise mais aprofundada com essas pessoas, elas próprias começam a descobrir que nem tudo está ruim, nem tudo está perdido, nem tudo está piorando como elas fazem crer pelo fato de estarem focadas, exclusivamente, no que não dá certo - e não nas coisas que dão certo e que acontecem.

 Assim, dizem essas pesquisas, o seu modelo mental cria a sua realidade negativa ou positiva, embora não menospreze a existência de fatos negativos na vida das pessoas. A verdade é que existem tanto os fatos negativos quanto os positivos. O problema é que a pessoa que está num estado “para baixo” não consegue ver as coisas positivas que acontecem, dando extremo valor às negativas.

 O mais interessante, no entanto, é que esses estudos comprovam que as pessoas que têm mais fé, espiritualidade e que participam ativamente de sua religião, são sempre mais propensas a ver o lado positivo da vida e, portanto, são mais felizes. Elas são ensinadas a agradecer às pessoas com quem convivem e por tudo o que possuem, assim como a olhar para fora de si e ver que sempre há pessoas com mais problemas que elas próprias.

Assim, talvez a resposta ao leitor que me escreveu seja que busque se ligar mais às coisas permanentes e definitivas da vida e menos às transitórias e materiais e que procure desenvolver sua espiritualidade.

 

 

Pense nisso. Sucesso!

“Luiz Marins”



Mais Notícias



Telefone: (65) 3686-3457 | Celular: (65) 8401-2185

Rua Gov Pedro Pedrossian , n.78, Centro - CEP 78.110-354 | Varzea Grande MT
zotti@zottirepresentacoes.com.br

Copyright © 2009-2020 Zotti Representações - Todos os direitos reservados